page view

Marcelo exonera general que se demitiu do Exército

José Calçada deixa o cargo de secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional

11 de julho de 2017 às 12:09

O Presidente da República exonerou esta terça-feira o tenente-general José Calçada das funções de secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, avança um diário nacional.

A decisão surge após o jantar promovido por Marcelo Rebelo de Sousa com as chefias dos três ramos das Forças Armadas, que decorreu na noite de segunda-feira. O CM contactou fonte da Presidência da República, que confirma a exoneração, sem adiantar mais pormenores.

Lembre-se que o tenente-general José Calçada, até aqui comandante de pessoal do Exército, foi um dos dois generais do Exército que se demitiram, em protesto pela decisão do general Rovisco Duarte, chefe do Estado-Maior do Exército, de exonerar os cinco comandantes que lideravam unidades que tinham acesso aos paióis de Tancos, de onde foram roubadas dezenas de armas de guerra.

A demissão do general do Exército foi confirmada no último sábado por este ramo das Forças Armadas. Num curto comunicado, o Exército confirmou que o tenente-general Antunes Calçada tinha pedido a passagem à situação de reserva, "a qual foi aceite pelo general Chefe do Estado-Maior do Exército".

"A fim de assegurar a manutenção da cadeia de comando" foi nomeado o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Rodrigues da Costa, "para assumir o cargo de Comandante do Pessoal em acumulação", referia o mesmo comunicado.

O Conselho Superior de Defesa Nacional é o órgão específico de consulta do Presidente da República para os assuntos relativos à defesa nacional e à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas, presidido pelo chefe de Estado, e tem a próxima reunião marcada para dia 21.

Segundo a lei de Defesa Nacional, este órgão é secretariado por um oficial general ou outra personalidade de reconhecido mérito, nomeado e exonerado pelo Presidente da República, ouvido o Governo. O cargo de secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional é equiparado, para todos os efeitos, a cargo de direção superior do primeiro grau.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8