page view

Eleitores do PS e do Bloco preferem Marcelo

Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa registam um empate técnico.

09 de dezembro de 2015 às 01:00

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa ganha à primeira volta das presidenciais, segundo uma sondagem CM/Aximage, com 54,6%.

Os números revelam ainda um dado surpreendente: o ex-líder do PSD vence em quase todo o eleitorado, da direita à esquerda, com exceção do PCP, em que o concorrente oficial, Edgar Silva, é o escolhido.

Segundo a sondagem, realizada entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, Marcelo está em vantagem entre quem votou PS nas legislativas de 4 de outubro: 23,9%. Maria de Belém recebe 22,6% e Sampaio da Nóvoa 22, 3%. Uma distância que é mínima entre os dois candidatos, que dividem o apoio dos socialistas.

A surpresa surge também no eleitorado que votou no BE nas legislativas. Marisa Matias, a candidata oficial, é a quarta na lista. A eurodeputada só convence 10,1 % do seu eleitorado. Já Marcelo Rebelo de Sousa assegura 18,3%, no primeiro lugar. O ex-reitor da Universidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa, tem vantagem no BE (16%) face à ex-presidente do PS, Maria de Belém, (12,9%), mas não chega para concentrar votos à esquerda. À direita, Marcelo lidera de forma incontestável.

No global, os 54,6% de votos do ainda conselheiro de Estado não dão margem para uma segunda volta eleitoral, porque ultrapassa os 50% e a margem de erro (4%) do estudo. Tanto Maria de Belém (13,4%) como Sampaio da Nóvoa (13,2%) falham o objetivo de uma segunda volta e não descolam do empate técnico face à sondagem publicada a 15 de novembro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8