page view

Ministro da Agricultura diz que "UE não deve excluir possibilidade de ripostar" contra tarifas dos EUA

José Manuel Fernandes fala em "taxar os gigantes do digital".

04 de abril de 2025 às 21:31

O ministro da Agricultura defendeu que "a União Europeia (UE) não deve excluir a possibilidade de ripostar" contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos (EUA) aos produtos europeus. Numa entrevista à CMTV, José Manuel Fernandes mencionou a hipótese de "taxar os gigantes do digital" para gerar receitas para a UE.

"Temos de nos preparar para a eventualidade do agravamento das tarifas, face à imprevisibilidade do presidente dos EUA", referiu o governante, reconhecendo o "impacto negativo" das tarifas, nomeadamente para o setor vinícola em Portugal.

"Vender vinho em países terceiros fora da UE, [...] reforçar outros mercados como o Canadá" e "promover o vinho internamente na UE" são algumas das soluções apontadas pelo ministro, que defende o "aumento da reserva de crises" do bloco comunitário, mas avisa que "não podemos estar sempre a contar com estes subsídios".

Já o arranque da vinha e a colheita das uvas em verde "são soluções de último recurso". Na ótica de José Manuel Fernandes, "os EUA vão procurar fazer acordos bilaterais para dividir a UE", como tal o bloco comunitário deve "procurar uma aliança global de democracias previsíveis e estáveis". "No final perderemos todos se não estivermos unidos", alertou o ministro. 

Relativamente ao aumento do preço dos ovos, o governante afirmou que o País tem uma capacidade de autoaprovisionamento na ordem dos 97%. "Somos quase autossuficientes e já controlámos a gripe das aves", disse José Manuel Fernandes.

Questionado sobre as afirmações de André Ventura, que defendeu a formação de um Governo de direita mesmo que o PS vença as legislativas e não excluiu totalmente um entendimento com o PSD liderado por Luís Montenegro, o ministro reiterou que "o Chega não é um partido confiável e não respeita os valores europeus nem os valores cristãos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8