page view

Costa recebido com música e dança em Maputo

Primeiro-ministro vai cumprir visita oficial de dois dias e fez-se acompanhar por três ministros.

05 de julho de 2018 às 06:56

Centenas de pessoas receberam esta qinta-feira o primeiro-ministro português, António Costa, em Maputo, com danças e cantares tradicionais do país, entoados por pessoas de todas as idades, incluindo muitas crianças.

A receção calorosa aconteceu na Praça dos Heróis, local onde se celebram as efemérides mais importantes de Moçambique e ponto alto de todas as cerimónias oficiais, e que foi também o primeiro ponto de uma visita oficial de dois dias de António Costa a Moçambique.

O primeiro-ministro português cumpriu o protocolo de depositar uma coroa de flores junto da cripta em forma de estrela situada no meio da Praça, que contém os restos mortais dos heróis moçambicanos da revolução e pós-independência, como Eduardo Mondlane, Samora Machel ou José Craveirinha.

António Costa transmitiu ainda ao Presidente da República de Moçambique a "total vontade política" de Portugal e também um quadro económico adequado para que os dois países possam continuar a construir "uma relação única". Numa declaração à imprensa no final da III Cimeira Luso-moçambicana, sem direito a perguntas, António Costa salientou que Portugal tem obrigação de "continuar a construir paras as gerações futuras uma relação única com Moçambique"."Esta relação é algo que faz de Portugal e de Moçambique uma relação única e não só uma relação entre mais dois países, porque é difícil que encontremos no mundo muito mais países com laços tão aprofundados", defendeu.

Costa vai cumprir uma visita oficial de dois dias que inclui a III Cimeira Luso-Moçambicana, uma deslocação ao porto de Maputo e encontros com empresários e comunidade portuguesa.

A comitiva viajou desde Lisboa num voo comercial que aterrou no Aeroporto Internacional de Maputo às 06h50 (05h50 em Lisboa) e foi recebida por dois ministros moçambicanos - Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, e Transportes e Comunicação, Carlos Mesquita.

António Costa faz-se acompanhar por três ministros - Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Mar, Ana Paula Vitorino (que já se encontrava em Maputo) - e pelos secretários de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e da Segurança Social, Cláudia Joaquim.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8