page view

Montenegro anuncia que PSD vai apoiar candidatura de Marques Mendes às presidenciais

Primeiro-ministro oficializou o apoio num discurso no Conselho Nacional do PSD.

29 de maio de 2025 às 22:34

O presidente do PSD propôs, esta quinta-feira, ao Conselho Nacional o apoio à candidatura presidencial de Marques Mendes, destacando a sua "isenção política" e avisando que, com ele, se sabe com o que se pode contar.

"Ficaremos em muito boas mãos para podermos projetar em cinco anos um período de regular funcionamento das instituições, sabemos com o que podemos contar, sabendo que não vem daí nenhuma surpresa", afirmou Luís Montenegro, na sua intervenção inicial no Conselho Nacional do PSD aberta à comunicação social.

De acordo com os estatutos do PSD, compete ao Conselho Nacional "aprovar as propostas referentes ao apoio a uma candidatura a Presidente da República".

O Conselho Nacional do PSD realiza-se poucas horas depois de o almirante Henrique Gouveia e Melo ter apresentado a sua candidatura à Presidência da República, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Perante os conselheiros nacionais do PSD, Montenegro recordou que no último congresso traçou um perfil para um candidato presidencial a ser apoiado pelo partido, que considerou encaixar no antigo líder do PSD Luís Marques Mendes.

"Temos alguém do nosso espaço político que é um anterior presidente do PSD, uma pessoa altamente qualificada que nós conhecemos muito bem e que o país também conhece bem e que apresenta características que são muito consentâneas e adequadas ao exercício da função do Presidente da República", disse.

Ironizando, Montenegro acrescentou que até tem uma característica "que não é propriamente a mais agradável para o PSD", provocando risos na audiência.

"É que nem sempre concorda com o PSD, mas isso é uma das características dos Presidentes da República que nós já elegemos", afirmou, referindo-se a Cavaco Silva e a Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o primeiro-ministro indigitado, quer um, quer outro, deram mostras "da sua neutralidade, da sua imparcialidade no exercício da função", ainda que o PSD nem sempre tenha concordado com tudo o que defenderam.

Por outro lado, Montenegro defendeu que Mendes "conhece muito bem o alcance das competências do Presidente da República, conhece muito bem a forma como os órgãos de soberania se devem relacionar e como a estabilidade política e a governabilidade do país também dependem da magistratura de intervenção da Presidência da República".

"Nós sabemos quais são os seus princípios e valores, sabemos qual é a sua visão política", frisou, sem nunca se referir de forma direta ao adversário Gouveia e Melo.

Luís Marques Mendes tem 67 anos e foi militante do PSD desde os 16 anos -- tendo entregado o cartão partidário no dia em que anunciou a candidatura a Belém.

Por este partido, foi deputado, líder parlamentar e integrou Governos como secretário de Estado e ministro, ocupando o cargo de presidente do PSD entre 2005 e 2007.

Atualmente, é conselheiro de Estado escolhido pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e foi comentador televisivo na SIC ao longo de mais de uma década, espaço do qual se despediu antes de se apresentar a Belém.

Nas últimas presidenciais, o PSD aprovou, na direção de Rui Rio, o apoio à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa Belém em setembro de 2020, ainda antes de o próprio a ter anunciado, uma moção que passou sem votos contra (61 a favor e nove abstenções).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8