page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Morreu José Luís Nogueira de Brito, histórico dirigente do CDS

Tinha 88 anos.

04 de fevereiro de 2026 às 14:15

José Luís Nogueira de Brito morre aos 88 anos, de acordo com a informação avançada pelo CDS.

O antigo líder parlamentar do CDS chegou a ser presidente do Conselho Nacional do partido.

Foi um dos três deputados portugueses que sobreviveram a uma queda de avião, em Angola, há mais de 30 anos.

"É com grande pesar que o CDS-PP comunica a morte de José Luís Nogueira de Brito, militante, dirigente, deputado e antigo Líder Parlamentar do CDS", lê-se na nota de pesar do partido.

Nasceu a 13 de janeiro de 1938, em Barcelos e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. 

Em 1969, entrou para o Governo como subsecretário de Estado do Trabalho e da Previdência, passando a secretário de Estado do Urbanismo e Habitação em 1972.

Foi eleito deputado à Assembleia da República em 1983, onde foi membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus, da Comissão Parlamentar de Economia Finanças e Plano e da Comissão Especial de Revisão Constitucional; presidente da Comissão de Saúde, Segurança Social e Família e presidente do Grupo Parlamentar do CDS (III Legislatura).

Em 1984, foi nomeado vogal do Conselho Superior de Ação Social e em 1989 foi eleito vice-presidente da Direção da Confederação da Indústria Portuguesa.

De 2003 a 2005, assume o cargo de presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8