page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

MP diz que vereador de Matosinhos usava viatura municipal para fins pessoais

Acusado também de recebimento indevido de valores referentes a portagens e combustíveis.

05 de novembro de 2021 às 15:34

O Ministério Público de Matosinhos acusou um vereador da Câmara local por usar uma viatura autárquica para fins pessoais e por recebimento indevido de valores referentes a portagens e combustíveis, anunciou esta sexta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P).

Sem nomear de que vereador ser trata, mas situando os factos entre julho de 2018 e agosto de 2019 (anterior mandato autárquico), a PGR-P adianta, na sua página electrónica, que o arguido já requereu a abertura de instrução, tentando deste modo evitar a sua ida a julgamento.

"Após lhe ter sido atribuído, para uso individual nas suas deslocações em serviço público, uma viatura propriedade do município e um cartão Galp-frota, o arguido passou a usar a viatura nas suas viagens pessoais, fora do exercício de funções públicas, nomeadamente em fins de semana, feriados, e em férias pessoais, fazendo-se transportar a si e outras pessoas, entre os quais os familiares", afirma a Procuradoria Regional.

Diz ainda a acusação citada pela PGR-P que a viatura detinha dispositivo Via Verde em nome da Câmara Municipal, "tendo os custos das portagens associados às descritas deslocações sido suportados pela autarquia".

Acrescenta que o arguido abasteceu o veículo em causa com o cartão Galp-frota titulado pela autarquia, nessas mesmas deslocações, "feitas fora do exercício das suas funções".

Estão em causa os crimes de peculato e de peculato de uso e o prejuízo para o Município foi de 664,40 euros, calculou o Ministério Público.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8