page view

"Precisamos de gente séria na sala": Pedro Nuno Santos responde a Montenegro

Rui Rocha diz que "no programa do PS não há nenhuma redução de IRS".

10 de abril de 2025 às 21:10

O secretário-geral do PS usou o debate com Rui Rocha (IL) para responder ao primeiro-ministro, avisando que "é preciso gente séria na sala" e considerando que "o Governo começou com um truque no IRS e termina com um truque no IRS", numa alusão à queda dos reembolsos.

No frente a frente com o líder da IL, na RTP, Pedro Nuno Santos argumentou que o programa dos liberais só faria "avançar o País contra uma parede". "A IL propõe privatizar a RTP e a Caixa Geral de Depósitos", referiu o líder socialista, que considera este um "cenário orçamental absolutamente irrealista". Em contraponto, Rui Rocha advogou que "o Estado não deve estar onde não há concorrência", à exceção da "Defesa, Saúde, educação".

Em matéria fiscal, os socialistas dão preferência a reduzir "impostos que atingem toda a gente". Já Rui Rocha apontou que, "no programa do PS, não há nenhuma redução de IRS" e atacou a proposta socialista do IVA Zero num cabaz alimentar, por entender que "o consumo não vai gerar crescimento económico". "As previsões de crescimento económico do PS não passam de 2%. (...) A estratégia de Pedro Nuno Santos é ter um bolo pequeno para distribuir que nunca cresce", defendeu o liberal.

Por sua vez, Pedro Nuno argumentou que "a estratégia para desenvolver a economia não é a que a AD e a IL defendem" e que "apenas a redução do IRC custa mais" do que as medidas do PS. Avisou ainda que a IL "não explica como vai poupar em eficiência administrativa". "É com a motosserra do Milei [Presidente da Argentina] que vai cortar no SNS e na escola pública", ironizou. Rejeitando essas comparações, Rui Rocha afirmou que "não vale a pena trazer fantasmas" para a campanha.  

Em matéria de habitação, o líder da IL defendeu a redução do IVA da construção como forma de colocar "mais casas no mercado". Nesse ponto, Pedro Nuno referiu que é preciso "baixar para habitação para a classe média e não para casas de um milhão de euros". "A resposta da IL é errada", afirmou o líder socialista, que privilegia o "aumento da construção pública".

Relativamente ao pacote de mais de 10 mil milhões de euros anunciado pelo Governo para responder às tarifas impostas pelos Estados Unidos, Pedro Nuno salientou que o Executivo "devia ter tido o cuidado de articular com o outro partido que pode ganhar as eleições", ao passo que Rui Rocha considerou "precipitado falar de apoios de forma extensa".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8