page view

Parlamentares da Palestina e Irão desagradados com discurso de Duarte Pacheco na UIP

Em causa está o conflito no Médio Oriente.

23 de outubro de 2023 às 22:58

Parlamentares da Palestina, Irão, e de outras delegações presentes esta segunda-feira na abertura da 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar, expressaram esta segunda-feira desagrado com o discurso do presidente da organização, Duarte Pacheco, sobre o conflito no Médio Oriente, gritando "vergonha".

O protesto surgiu pouco depois de Duarte Pacheco, que se prepara para finalizar o seu mandato de três anos, fazer o discurso de abertura do encontro, que decorre esta semana em Luanda.

Antes do momento musical que iria dar sequência à cerimónia, alguns parlamentares passaram em frente à tribuna, onde se encontrava o deputado português, o presidente angolano e a presidente da Assembleia Nacional, exprimindo indignação e gritando "shame on you" (vergonha), uma agitação que durou uns breves minutos.

Uma fonte ligada a uma delegação disse à Lusa que o discurso caiu mal não apenas junto dos representantes da Palestina, mas também dos do Irão, Koweit, Síria, Argélia e África do Sul por considerarem o discurso "tendencioso"

"(Duarte Pacheco) falou sobre o direito de Israel a defender-se, mas não falou sobre os crimes israelitas contra civis, em especial as crianças", disse a fonte.

Duarte Pacheco abordou esta segunda-feira o tema dos conflitos mundiais com destaque para a Ucrânia e Israel e considerou que Angola é o país certo para falar sobre a paz.

Em Luanda vão estar esta semana cerca de 1500 deputados de 130 países, congregados sob o lema "Acção Parlamentar para a Paz, Justiça e Instituições Fortes", para participarem na 147ª Assembleia-Geral da UIP.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8