page view

Parlamento Europeu decide futuro do acordo com o Mercosul

Agricultores em protesto por temerem concorrência desleal.

21 de janeiro de 2026 às 01:30

“A ruína dos agricultores. Von Der Leyen traidora!”, lê-se numa das frases espalhadas por centenas de cartazes nas ruas junto ao Parlamento Europeu em Estrasburgo. É mais um protesto de agricultores europeus sobretudo contra o acordo que a União Europeia assinou com os países do Mercosul. “Vão vender produtos de baixa qualidade que vão competir de forma injusta connosco”, explica ao CM um produtor de fruta francês. Perto de mil tratores bloquearam as ruas e cerca de cinco mil pessoas desfilaram na cidade.

O acordo prevê a baixa ou o fim de taxas aduaneiras em vários produtos. “Os setores mais beneficiados [para Portugal] são do vinho, laticínios e azeite”, sublinha ao CM Lídia Pereira, eurodeputada eleita pelo PSD. Para a parlamentar não há dúvidas: “vai ser mais barato vender, e mais barato comprar”. Para Francisco Assis também é um bom acordo. O eurodeputado do PS sublinha que vai criar “o maior espaço comercial do mundo, com 720 milhões de pessoas” e rejeita “riscos de qualidade”, já que as “regras” e a “exigência” vão-se manter.

Ainda assim, o acordo com os países da América do Sul divide opiniões e pode sofrer um revés. Esta quarta-feira, os eurodeputados votam se as novas regras terão de ser submetidas à apreciação do Tribunal de Justiça da UE de forma a certificar que cumprem os tratados europeus. A justiça pode, no limite, travar o acordo, mas a decisão pode demorar mais de um ano.

“Não é um acordo de comércio justo, é um acordo de comércio livre”, considera Catarina Martins, eurodeputada do BE. Acredita que “deve” haver uma relação comercial mas critica a falta de fiscalização dos direitos laborais. O mesmo diz João Oliveira, eleito pelo PCP. “É um choque entre uma panela de barro e uma panela de ferro”, começa por considerar. O eurodeputado acredita que “os produtores portugueses vão sofrer muito” e que o acordo é uma ameaça “de ruína para explorações agrícolas familiares”. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8