Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Passos em dúvida no primeiro duelo

Vários deputados acreditam que Passos vai enfrentar Costa.
Cristina Rita 15 de Dezembro de 2015 às 08:51
Passos Coelho com Hugo Soares e Luís Montenegro no primeiro dia como deputado na oposição
Passos Coelho com Hugo Soares e Luís Montenegro no primeiro dia como deputado na oposição FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

A dúvida foi lançada pelo antigo líder do PSD, Marques Mendes. O ex-primeiro-ministro, Passos Coelho, confronta ou não o seu sucessor, António Costa, esta quarta-feira, no primeiro duelo no Parlamento? No PSD, ninguém arrisca dizer o que está decidido e quem faz o quê.

No grupo parlamentar do PSD, vários deputados ouvidos pelo CM, sob anonimato, acreditam que Passos vai enfrentar Costa. Mas a decisão, segundo apurou o CM, não está tomada. E a estratégia será fechada num núcleo muito restrito, entre Passos Coelho e o líder parlamentar, Luís Montenegro, que tem sido o rosto do combate do PSD ao novo governo do PS.

Mendes lançou a dúvida na SIC, quando revelou que "várias pessoas" estavam a aconselhar a direção de Passos a poupá-lo no primeiro combate como líder da oposição. Perante este cenário, Mendes aconselhou: "Acho que deveria ser Passos Coelho [a enfrentar Costa]. Se não for, dá uma imagem de arrogância."

O debate de amanhã é a estreia de António Costa nos debates quinzenais, formato que vigora desde 2008 e que foi pensado pelo então deputado António José Seguro.

Em novembro de 2013, quando Seguro era líder do PS, Costa considerou que os debates quinzenais eram "uma das invenções mais estúpidas que a Assembleia da República fez nos últimos anos". Esta quarta-feira testa o modelo.

Passos Coelho António Costa PSD Governo oposição Marques Mendes
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)