Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Costa contra governo de gestão

António Costa responde a Cavaco Silva.
Cristina Rita e Diana Ramos 17 de Novembro de 2015 às 01:00
Foi numa conversa informal com Herman Van Rompuy (à esquerda) que Passos Coelho disse que em duas semanas haverá novo Governo
Foi numa conversa informal com Herman Van Rompuy (à esquerda) que Passos Coelho disse que em duas semanas haverá novo Governo FOTO: Tiago Petinga/Lusa

A ideia de um governo de gestão por cinco meses foi esta segunda-feira introduzida no debate político pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que a partir do Funchal recordou a sua própria experiência em 1987, quando foi derrubado por uma moção de censura. "Eu aguentei cinco meses", disse. Para o líder do PS "é consensual que a pior das soluções é um governo em gestão". "Nisso, até o PSD está de acordo", disse António Costa em entrevista à RTP.

Num registo em que procurou não afrontar o Chefe de Estado, Costa pediu celeridade. "Um governo de gestão nem sequer um orçamento de Estado pode apresentar. Arrastar-nos-ia para uma situação indefinida", avisou, lembrando que o que afasta o investimento não é a incerteza dos acordos de esquerda, mas a falta de estabilidade. "Seria um erro muito grande manter o clima de incerteza, optar por governos de gestão ou por eleições de seis em seis meses. Isso sim teria efeito penalizador no investimento."

Horas antes, o porta-voz do PSD, Marco António Costa, deixou dois recados: primeiro acusou o PS de ter provocado "um golpe político", rejeitando que a solução seja a de um executivo PS; depois, pediu um executivo em "plenitude de funções". Sobre um governo de iniciativa presidencial, evitou falar de cenários.

Na coligação, o discurso de Cavaco Silva criou confusão, pois ficou no ar a ideia de que o Chefe de Estado pode resistir a dar posse a Costa. Contudo, para Passos Coelho o calendário está claro: "Penso que dentro de duas semanas a nossa situação estará definitivamente clarificada. E haverá um novo Governo para negociar com Bruxelas", desabafou sem saber que os microfones gravavam a conversa num encontro com Herman Van Rompuy, em São Bento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)