page view

Presidente da IL pede audição a Seguro e vai ser recebida na segunda-feira

Bancada liberal tem sido particularmente crítica em relação à polémica que envolve Luís Neves, tendo requerido até uma reunião extraordinária da Comissão Permanente do Parlamento com o governante

28 de julho de 2026 às 21:44

A presidente da IL, Mariana Leitão, pediu esta terça-feira uma audiência ao Presidente da República, António José Seguro, para falar sobre a situação do país, que decorrerá na próxima segunda-feira à tarde, divulgou esta terça-feira o partido.

"A presidente da Iniciativa Liberal solicitou audiência ao Presidente da República para falar sobre o atual estado do país e vai ser recebida na segunda-feira às 15h30", escrevem os liberais em comunicado, sem acrescentar mais pormenores.

Nos últimos dias, a bancada liberal tem sido particularmente crítica em relação à polémica a envolver o ministro da Administração Interna, Luís Neves, tendo requerido até uma reunião extraordinária da Comissão Permanente do Parlamento com o governante, pedido indeferido pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.

Em reação a essa decisão, a líder do partido, nas suas redes sociais, acusou o PSD de, ao travar este debate, estar a contribuir para o "degradar das instituições em Portugal". Também nas redes sociais, o partido já disse estar em causa "o regular funcionamento das instituições e a confiança nelas".

Esta manhã, Mariana Leitão considerou que o silêncio de do ministro da Administração Interna "é ensurdecedor", acusando-o de protelar esclarecimentos que considera que já deveriam ter sido dados.

"Estamos a arrastar toda esta situação por conta de um silêncio ensurdecedor e que continua a não haver forma de o senhor ministro vir esclarecer o que tem para esclarecer", afirmou.

A última audiência do Presidente da República com um líder partidário decorreu no dia 15 de julho com o líder do Chega, depois de André Ventura ter alegado que foi ameaçado verbalmente pelo ministro da Administração Interna no último debate quinzenal, acusação negada por Luís Neves.

Antes, também o então co-porta-voz do Livre Rui Tavares foi ouvido no Palácio de Belém a propósito do processo de revisão constitucional proposto pelo Chega.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8