Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Proença de Carvalho quer afastar juiz

Advogado diz que Carlos Alexandre gosta do poder que tem no Tribunal Central de Investigação Criminal e que, por isso, ainda não quis ser “promovido à Relação”.
Octávio Lopes 28 de Novembro de 2014 às 22:22
Proença de Carvalho e Sócrates
Proença de Carvalho e Sócrates FOTO: João Trindade

Proença de Carvalho quer tirar o juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Investigação Criminal, conhecido por ‘Ticão’. É isso que se depreende das declarações que o advogado, que defendeu José Sócrates em vários processos, proferiu ontem à TSF. "[Carlos Alexandre] já podia ter sido promovido à Relação. Mas não, ele gosta é de estar naquele tribunal. E, realmente, compreende-se, o poder é tão grande", afirmou, apelidando ainda o magistrado como o "superjuiz dos tabloides".

O advogado, que logo a seguir ao 25 de Abril de 1974 passou pelo PS e anos depois dirigiu a campanha de Freitas do Amaral nas eleições presidenciais de 1986 (apoiado por PSD e CDS) – que Mário Soares venceu – criticou ainda a "concentração de processos" nas mãos de Carlos Alexandre e frisou que, em Portugal, "perdeu-se o direito ao juiz natural". Justificou tal opinião com o facto de o Ministério Público saber ‘à priori’, que ao escolher o DCIAP para coordenar e dirigir a investigação a José Sócrates, o processo iria parar a Carlos Alexandre.

O antigo inspetor da Polícia Judiciária considerou, por outro lado, "um pouco ridículo" que Carlos Alexandre tivesse invocado, entre outros argumentos, o perigo de fuga, para sustentar a preventiva do antigo primeiro-ministro. "O engenheiro José Sócrates, se não quisesse comparecer perante as autoridades, não teria feito a viagem de Paris naquele dia", vincou.

José Sócrates está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora desde terça-feira. É o recluso nº 44, indiciado por sete crimes: quatro de corrupção, um de branqueamento de capitais, um de evasão fiscal simples e outro de evasão fiscal qualificada.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)