PSD REDUZ DESVANTAGEM

Depois da queda acentuada nas intenções de voto no passado mês de Abril para as eleições europeias, a coligação ‘Força Portugal!’, formada pelo PSD e CDS-PP, recuperou consideravelmente da distância que a separava do PS no início deste mês.
07.05.04
  • partilhe
  • 0
  • +
De acordo com a sondadem Correio da Manhã-Aximage, realizada no período de 29 de Abril a 1 de Maio, o PS mantém-se à frente nas intenções de voto com 40,5 por cento, contra 35,8 por cento para a coligação PSD/CDS-PP. Ou seja, o PS mantém um avanço de 4,7 pontos percentuais face à coligação. Mas essa diferença é agora cerca de metade da resgistada no passado mês de Abril. Nesse mês, o PS obteve 40,2 por cento das intenções de voto e o PSD/CDS-PP apenas 31,3 por cento – o ponto mais baixo da coligação nos últimos três meses.
Aplicando o método de Hondt aos resultados directos da última sondagem, o PS (40,5% ) obteria 11 deputados, o PSD/CDS-PP (35,8%) 9 eurodeputados e a CDU (6,1%) 1 eurodeputado . Os restantes 3 eurodeputados corresponderiam aos indecisos da sondagem. De resgistar que, para esta situação, a abstenção desce ligeiramente: de 69,2 no início de Abril para 67,8 em 1 de Maio.
Relativamente aos partidos mais à esquerda, a sondagem revela uma tendência de subida do Bloco de Esquerda (BE) e uma descida para a CDU (PCP-PEV). De Abril para Maio, a CDU desceu de 6,5% para 6,1% e o BE subiu de 1,2% para 3.3%, o que lhe permite aspirar a um lugar na Europa.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!