page view

PSD Viseu retira confiança política a vereador que decidiu apoiar PS

Partido manifestou a sua indignação com uma decisão que "constitui uma rutura grave do compromisso assumido com o PSD e com os viseenses, na lista liderada por Fernando Ruas".

03 de novembro de 2025 às 23:47

A concelhia de Viseu do PSD anunciou esta segunda-feira que retirou a confiança política ao vereador Pedro Ribeiro, depois da sua decisão "de se afastar do projeto social-democrata que o elegeu e passar a apoiar o PS" no executivo.

Num comunicado dirigido aos militantes, divulgado esta segunda-feira à noite nas redes sociais, o PSD manifestou a sua indignação com uma decisão que "constitui uma rutura grave do compromisso assumido com o PSD e com os viseenses, na lista liderada por Fernando Ruas", que foi derrotada nas eleições autárquicas.

"Quem é eleito por um partido e, posteriormente, o abandona para servir outro projeto político, falha com a ética democrática e com a confiança dos que o elegeram", considerou o PSD, no comunicado assinado pelo presidente da Comissão Política de Secção, João Paulo Gouveia.

João Azevedo sucedeu a Fernando Ruas depois de, nas eleições autárquicas do passado dia 12, o PS ter derrotado o PSD, que liderava a Câmara de Viseu há 36 anos. Quer o PS, quer o PSD, conquistaram quatro mandatos e o Chega um.

Fernando Ruas - que tinha regressado em 2021 à cadeira do poder (na qual tinha estado entre 1989 e 2013) e contava ser eleito para mais um mandato - renunciou ao mandato e, da lista do PSD, tomaram posse na passada sexta-feira João Paulo Gouveia, Leonor Barata, José Alberto Ferreira e Pedro Ribeiro.

A concelhia salientou "a incoerência política" de João Azevedo, "que agora integra no seu executivo um vereador cuja atuação criticou duramente no mandato anterior", uma opção que "revela uma lógica de poder acima da coerência e do respeito institucional".

"O PSD Viseu não compactua com oportunismos individuais nem com estratégias políticas que desvalorizam o voto dos cidadãos, motivadas por conveniências pessoais", frisou.

Na sua opinião, "num sistema democrático saudável, a atitude digna de Pedro Ribeiro seria devolver o lugar conquistado nas listas do partido e só depois trilhar outro caminho político".

A primeira reunião de Câmara do novo executivo, durante a qual serão distribuídos os pelouros, deverá acontecer na quarta-feira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8