A recolha de dados para o processo José Sócrates beneficia do fim da impunidade coberta pelo sigilo bancário em paraísos fiscais como a Suíça.
O ex-senador e ex-conselheiro da Comunidade de Madrid Francisco Granados, um dos 50 políticos espanhóis presos na recente operação anticorrupção no país vizinho, foi denunciado pelas autoridades bancárias da Suíça. Após saberem que ele estava envolvido num caso de espionagem política paga com fundos públicos, os suíços enviaram para Madrid dados sobre as duas contas que tinha naquele país, com montantes de 1,5 milhões e 300 mil euros, e facilitaram a investigação.
O segredo bancário na Suíça, que já tem fim marcado para 1 de janeiro de 2018, deixou há anos de ser fortaleza inexpugnável. Tudo mudou por pressão dos Estados Unidos, que, em 2009, ameaçaram o banco UBS de retirar-lhe a licença de funcionar em território americano se não entregasse à Justiça os nomes de 250 clientes acusados de fraude fiscal. Chegou-se a acordo e logo de seguida os EUA exigiram os nomes de 52 mil clientes titulares de contas secretas ilegais que representavam fugas ao fisco no montante de 14,8 mil milhões de dólares.
Nos últimos anos a evolução foi acelerada, com alterações da Lei Federal suíça sobre a Cooperação Internacional em Matéria Penal que data de 1981, mas sofreu larga revisão em vigor desde 1 de janeiro deste ano.
A investigação dos crimes de que é suspeito o ex-primeiro- -ministro José Sócrates, sobre fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais, beneficia deste novo tipo de cooperação.
Em Espanha, a investigação da corrupção recebeu ajudas decisivas. Sobre o ex-tesoureiro do PP, Luis Bárcenas, soube-se que depositara o primeiro milhão em 1999, ano em que só ganhara oficialmente 200 mil euros. E há muitos outros casos iguais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.