page view

Crise na Habitação: Bloco de Esquerda defende tectos às rendas e Iniciativa Liberal quer construção de casas

"O privado passa a conta e o Estado paga": Mortágua defende que modelo de Saúde proposto pela IL destrói o SNS.

24 de abril de 2025 às 22:10

O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha e a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, protagonizaram, esta quinta-feira, um dos debates legislativos na CNN Portugal.

Rui Rocha defendeu que deve existir investimento na Defesa, assim como nas restantes áreas essenciais. Para tal, importa ir buscar esse investimento aos "fundos comunitários existentes para esse efeito".

"Falamos da Defesa de todos, da geração presente e da geração que aí vem", defendeu.

Mariana Mortágua reitera que Portugal não deve aumentar o seu endividamento com a compra de armamento, "Não será a produção de armamento que irá salvar Portugal", disse a bloquista acusando a Iniciativa Liberal de estar à espera que a indústria do armamento, liderada por empresas internacionais, peça "contratos ao Estado".

Os dois líderes partidários divergiram na questão da Habitação. A coordenadora do BE defende que, atualmente, o "mercado de arrendamento é ilusório" porque a maioria dos portugueses não consegue aceder ao mercado de arrendamento ou comprar casa. Uma resposta urgente passa por proceder à descida do preço da habitação  "para quem ganha entre 800 e 1000 euros". Rui Rocha defende que o controlo das rendas "prejudica gerações futuras". A curto prazo, uma resposta passará pelo aumento de casas disponíveis para arrendar no mercado, apostando em incentivos para os proprietários, com baixa tributação. A longo prazo, o liberalista argumenta que é preciso "construir, construir, mais depressa e mais alto", defendo a descida do IVA da construção.

Mortágua, também defensora do aumento da construção, sublinha a importância dos tectos às rendas e acusa Rui Rocha de querer construir casas para ricos.

A coordenadora do BE não poupou as críticas à Iniciativa Liberal no que à Saúde diz respeito. Acusa Rui Rocha de quer colocar o mercado da Saúde "na mão do privado" e, consequentemente, "acabar com a igualdade na Saúde" e provocar a "destruição do Serviço Nacional de Saúde". O presidente da Iniciativa Liberal defende ser importante o "comprometimento dos privados" na Saúde, de modo a trazer aos portugueses os melhores cuidados possíveis. Os tratamentos mais caros ficariam, de acordo com Rui Rocha, a cargo dos privados.

Mariana Mortágua diz que o modelo defendido pela Iniciativa Liberal é um modelo em que o "privado passa a conta e o Estado paga". O Bloco de Esquerda pretende que o SNS seja "um serviço público em que todos tenham acesso ao mesmo tratamento, independentemente do dinheiro que têm".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8