page view

Santana recebe GNR

Os 127 militares que compunham o último contingente do Subagrupamento Alfa da GNR em missão no Iraque chegaram ao Aerporto Militar de Figo Maduro às 09h05, esta quinta-feira, sendo aí recebidos pelo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, e pelo ministro da Administração Interna, Daniel Sanches.

10 de fevereiro de 2005 às 10:11

A chegada dos militares, antecipada em dois dias por alegadas razões logísticas, esteve prevista para entre as 4h00 e as 04h30, depois foi adiada para entre as 08h00 e as 08h30. O avião aterrou pouco depois das nove da manhã - devido a atraso na partida - e à sua espera estava uma sala cheia com a ansiedade de muitos familiares.

Muitos gritos e muitas lágrimas, até vertidas pelos homens que estiveram em missão, marcaram a chegada dos militares com tons vincados de emoção. Santana Lopes elogiou os militares, afirmando que a sua missão dignificou Portugal, e garantiu que esta chegada não constitui um ponto final no envolvimento do País na reabilitação do Iraque. O primeiro-ministro salientou que Portugal continuará a participar na formação de novos elementos das forças de segurança iraquianas através da NATO.

Na chegada estiveram também presentes o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Henrique de Freitas, e o comandante-geral da GNR, general Mourato Nunes. O comando da GNR esclareceu, aliás, que no Iraque ficaram apenas dois elementos daquela corporação, continuando a missão junto do Estado-Maior britânico em Bassorá. Incialmente foi divulgado que outros dois elementos ficariam junto do comando italiano em Nassíria, mas esses dois elementos regressaram também hoje a Lisboa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8