page view

Seguro vence presidenciais e luta com Ventura por Belém na segunda volta

Socialista foi o mais votado na primeira volta das eleições presidenciais e é o favorito para suceder a Marcelo.

19 de janeiro de 2026 às 01:30

As eleições presidenciais mais concorridas dos 50 anos deste regime constitucional mereceram grande afluência de eleitores às urnas. António José Seguro e André Ventura foram os vencedores e lutarão no duelo final em fevereiro.

Pela segunda vez na história, há segunda volta. Em 1986, Mário Soares bateu por uma unha negra Freitas do Amaral. Agora, neste duelo o candidato socialista é favorito e conta a seu favor com o elevado nível de rejeição de Ventura. Mas, em eleições, o que conta são os votos.

Seguro ganhou a maioria do voto socialista e conseguiu muito voto útil à esquerda. O candidato que avançou, apesar dos obstáculos dos barões do seu partido, é vencedor por mérito próprio. André Ventura também é um grande vencedor, consolida o voto do eleitorado do Chega e provavelmente na segunda volta vai ganhar dimensão, tornando-se o líder partidário mais forte.

Cotrim de Figueiredo foi uma surpresa, não conseguiu a segunda volta, mas mostrou que o campo político liberal aumentou significativamente.

Gouveia e Melo passou de vencedor antecipado há alguns meses para um resultado modesto. Na campanha mostrou que lhe faltam habilidades políticas. Mas o maior derrotado da noite foi Marques Mendes. Outro forte candidato que depois de um debate televisivo desastroso com Gouveia e Melo e a colagem na campanha ao Governo sofreu uma humilhação eleitoral. Mas a maior fatia de culpa da derrota de Mendes é de Luís Montenegro. Apesar de a direita já ser largamente maioritária em Portugal, o principal favorito para suceder a Marcelo vem do centro-esquerda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8