page view

Serviço Militar Obrigatório: Hipótese "académica" de Nuno Melo só abrange 136 jovens

Apenas 22 dos jovens institucionalizados por pequenos delitos são maiores de idade.

05 de maio de 2024 às 19:36

A hipótese suscitada pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, de instituir o Serviço Militar Obrigatório como pena alternativa para jovens condenados por pequenos delitos só abrangeria 136 jovens, avançou o jornal Expresso.

No fim de março, cumpriram medida cautelar de internamento em centro educativo 136 jovens e apenas 22 são maiores de idade, segundo o último relatório trimestral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. 

O ministro mencionou a hipótese a 26 de abril, na Universidade Europa da Aliança Democrática, na Curia. "Quantos destes jovens é que, se em vez de estarem institucionalizados sem nenhumas condições, pudessem cumprir um serviço militar, ter oportunidade de um exercício de formação, de autoridade, de valores, não poderiam ser mais tarde cidadãos muito melhores e simplesmente não lhes foi dada essa oportunidade?", questionou.

O Governo negou o anúncio do recrutamento de jovens delinquentes. "A reflexão feita no contexto da Universidade Europa, junto de jovens da AD, sublinhou as virtudes e potencialidades das Forças Armadas, ilustradas em exemplos académicos", esclareceu o Executivo em comunicado, na terça-feira. 

À margem de uma visita à Ovibeja, na quinta-feira, Nuno Melo corroborou esta posição. "Eu vivi 24 horas de realidade paralela, com uma falsidade feita notícia e, depois, comentários durante 24 horas a essa notícia, uma ministra confrontada com o que eu nunca propus, o Presidente da República confrontado com aquilo que eu nunca anunciei", declarou.

Na quinta-feira, a comissão parlamentar de Defesa Nacional aprovou por unanimidade dois requerimentos do Chega e da IL para a audição urgente do governante sobre o assunto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8