page view

Sessão no Parlamento do centenário de Mário Soares segue modelo do 25 de Novembro

Cerimónia vai ser encerrada pelo Presidente da República.

04 de dezembro de 2024 às 17:53

A cerimónia dos 100 anos do nascimento de Mário Soares, na sexta-feira, no parlamento, segue o modelo da sessão que assinalou o 25 de Novembro de 1975, tendo honras militares e sendo encerrada pelo Presidente da República.

A principal diferença entre as duas cerimónias é sobretudo política, já que o modelo da sessão solene aprovado para o centenário do nascimento de Mário Soares não sofreu qualquer contestação por parte das diferentes bancadas parlamentares, ao contrário do que aconteceu com o que foi adotado para o 25 de Novembro.

O PCP não compareceu nessa sessão, o Bloco de Esquerda fez-se representar apenas pela deputada Joana Mortágua, PS e Livre contestaram que o parlamento tivesse seguido em linhas gerais o modelo de cerimónia adotado para as comemorações da revolução de 25 de Abril de 1974.

Em relação à sessão parlamentar do centenário de Mário Soares, de acordo com o cerimonial esta quarta-feira divulgado, a diferença mais relevante é o tratamento protocolar de destaque concedido aos dois filhos do antigo Presidente República (1986/1996), fundador e primeiro líder do PS: Isabel e João Soares.

De resto, em comparação com a sessão que assinalou a operação militar do 25 de Novembro de 1975, é quase tudo igual. O tempo atribuído aos discursos dos representantes dos grupos parlamentares é o mesmo, cinco minutos e trinta segundos, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, usa da palavra imediatamente antes de Marcelo Rebelo de Sousa, e o hino nacional será tocado por duas vezes, na abertura e no fim da cerimónia.

Na sexta-feira, a Guarda de Honra, constituída por um Batalhão da Guarda Nacional Republicana, com Estandarte Nacional, banda e fanfarra, vai estar postada no passeio fronteiro à Assembleia da República a partir das 09:45 horas.

Após a entrada dos antigos presidentes da República, presidentes do parlamento, antigos primeiros-ministros e do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Isabel e João Soares são recebidos pelo protocolo e acompanhados até a Sala de Visitas da Presidência. A restante família de Mário Soares é encaminhada para os lugares destinados na Sala das Sessões.

Os presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional chegam à Assembleia da República às 10:20 e 10:25 horas, respetivamente, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, cinco minutos depois.

A seguir, tal como acontece nas sessões do parlamento, o pavilhão Presidencial é içado na Varanda do Palácio de São Bento e o Presidente da República chega ao Palácio de São Bento às 10:45 horas. Marcelo Rebelo de Sousa recebe então as honras militares, a banda e fanfarra executam o Hino Nacional, após o qual se desloca para junto do Estandarte Nacional, saúda-o e efetua revista à Guarda de Honra, acompanhado por José Pedro Aguiar-Branco.

Além dos titulares dos diferentes órgãos de soberania, foram convidados para a sessão representantes do corpo diplomático em Portugal, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a provedora de Justiça, os chefes dos ramos das Forças Armadas, os representantes da República para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, os presidentes das assembleias legislativas e dos governos regionais açoriano e madeirense, entre outros responsáveis de entidades.

Em destaque, estarão também figuras como os conselheiros de Estado, responsáveis pelos serviços e forças de segurança, assim como os presidentes do Conselho Económico e Social, da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, da Associação Nacional de Freguesias, e o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno.

No fim da cerimónia, a banda da GNR, formada nos Passos Perdidos, executa o Hino Nacional, e o Presidente da República, acompanhado pelo presidente da Assembleia da República, abandona a Sala das Sessões.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8