page view

Sócrates condenado a indemnizar

José Sócrates foi condenado pelo Tribunal da Relação de Lisboa, na semana passada, a pagar uma indemnização de 10 mil euros ao jornalista José António Cerejo por danos não patrimoniais. <br/>

21 de maio de 2008 às 15:29

Os factos remontam à época em que José Sócrates era ministro do Ambiente. Numa carta enviada ao jornal ‘Público’, o actual Primeiro-ministro acusou o José António Cerejo de ser “leviano e incompetente”, de sofrer de “delírio” e de servir “propósitos estranhos à actividade de jornalista”.

José Sócrates insurgiu-se contra várias notícias, assinadas por Cerejo, que reportavam um subsídio de um milhão de euros à associação de defesa do consumidor, DECO, atribuído por si.

O jornalista interpôs uma acção contra o Primeiro-ministro, por entender que a carta procurava manchar o seu bom nome junto da opinião pública e da classe pública, e pediu uma indemnização de 25 mil euros.

A decisão do Tribunal da Relação, datada de 15 de Maio, confirmou a sentença da primeira instância, considerando que as acusações criaram um ambiente de dúvida que afectou a credibilidade do jornalista. O Tribunal acabou por baixar o pedido de indemnização, fixando o valor da 10 mil euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8