PS de Costa reforçado e mais perto da maioria absoluta, mesmo sem 'geringonça'

Sondagem do CM/Aximage revela que os socialistas continuam a ser preferência para governar Portugal.
01.10.17
PS de Costa reforçado e mais perto da maioria absoluta, mesmo sem 'geringonça'
Barómetro político de Setembro

António Costa continua a ser o favorito para liderar o Governo. O Partido Socialista mantém a liderança nas intenções de voto dos portugueses e está muito perto da maioria absoluta, mesmo num cenário de quebra da 'geringonça', sem o apoio parlamentar do Bloco de Esquerda e Partido Comunista Português, segundo a sondagem CM/Aximage.

O PS de António Costa surge no barómetro político de setembro com quase 43,7% por cento das intenções de voto (na atual situação), e com 42,4% das intenções de voto num cenário de quebra da Geringonça, em ambos os casos muito próximo de uma maioria absoluta. Os socialistas crescem ligeiramente, mas na direita é também registado um aumento: o PSD cresce face ao barómetro de setembro (22,9%) para 25,8%.

O CDS cai mais de um ponto percentual, de 5,2% das intenções de voto para 4,1. O mesmo se passa no Bloco de Esquerda, que verifica uma queda de 9,1% para 7,8% das intenções de voto. A CDU mantém o resultado e fica empatada com os bloquistas (7,8%).

A sondagem do CM/Aximage revela ainda que um eventual fim do apoio da esquerda ao Governo socialista não teria grande impacto nos votos do PS, sendo que nesse cenário destaca-se uma evolução no número de indecisos de 2,2% para quase 8 por cento dos eleitores.

Quanto aos indicadores de confiança no primeiro-ministro, António Costa continua na frente, com quase o triplo da preferência dos portugueses que Passos Coelho reúne (64%), apesar de uma ligeira quebra. Pedro Passos Coelho regista uma subida de 0,1%, para 24,4% dos inquiridos a preferir o líder do PSD para governar o País.

Relativamente à avaliação dos líderes partidários, a direita chumba na opinião dos portugueses. De 0 a 20, segundo a sondagem do CM/Aximage, Assunção Cristas consegue 8,2 pontos, enquanto Passos Coelho não vai além de 4,6. Luz verde à esquerda coms oslíderes do PS, PCP e BE todos com nota positiva. Jerónimo de Sousa com 10,1, Catarina Martins com 11 e António Costa com 13,3 pontos.






pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!