Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

SONDAGEM DÁ VITÓRIA AO PS NAS EUROPEIAS

Uma sondagem divulgada esta sexta-feira pelo jornal “Público” dá a vitória ao PS nas eleições Europeias, se o escrutínio se realizasse hoje. Sendo assim, os portugueses dariam a vitória aos socialistas, com 44,3 por cento dos votos, menos de quatro pontos à frente dos 40,7 por cento da coligação PSD/CDS-PP.
14 de Maio de 2004 às 10:05
A sondagem indica que o Partido Socialista regista 24,5 das intenções de voto, contra os 22,9 por cento da coligação PSD/CDS-PP. Já o PCP/PEV obtém três por cento das intenções de voto, o Bloco de Esquerda 2,9 por cento e o PND, de Manuel Monteiro, 0,3 por cento.
A pesquisa põe também em evidência o desconhecimento dos portugueses sobre estas eleições: mais de metade dos inquiridos (53 por cento) não sabe sequer a data em que se realizam as eleições europeias, 26 por cento sabe que é em Junho e cinco por cento errou no dia ou no mês. Somente 15 por cento mostrou saber que estas eleições estão agendadas para 13 de Junho.
Quase metade dos inquiridos (46 por cento) pretende deslocar-se às urnas a 13 de Junho, enquanto 20 por cento afirma que não tenciona ir votar.
Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e estudos de Opinião da Universidade Católica para o Público, a Antena 1 e a RTP nos dias 8 e 9 de Maio, através de 1457 inquéritos, com uma margem de erro de 2,6 por cento para um nível de confiança de 95 por cento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)