page view

Voluntário Pinto da Costa recebe Francisco Assis

O candidato PS à Câmara do Porto, Francisco Assis, foi visitar a ‘Coração da Cidade’, onde o esperava a directora da instituição e um voluntário ilustre da associação: Pinto da Costa.

05 de agosto de 2005 às 00:00

O presidente do FC Porto, todavia, recusou-se a assumir o seu apoio ao candidato socialista, embora as suas respostas às insistentes perguntas dos jornalistas tenham deixado espaço a que o possa vir a fazer mais tarde. “Quando quiserem perguntar-me se apoio esta candidatura, digo-o sem problemas, desde que não seja aqui nem no F.C.Porto”, afirmou Pinto da Costa.

O presidente do FC Porto quis deixar bem expresso que a sua presença se devia ao apreço que dá ao trabalho da instituição: “apenas quero pedir a Francisco Assis que seja porta-voz, junto do Governo, das necessidades desta instituição e lhe dê a conhecer aquilo que faz”.

Quando instado sobre se também estaria presente para receber uma eventual visita de Rui Rio, Pinto da Costa foi taxativo: “seria inimaginável e hipócrita receber Rui Rio, pelo boicote que tem feito a esta instituição”.

ASSIS DISPONÍVEL

Instituição de solidariedade social de apoio aos sem-abrigo, a Associação Coração da Cidade fornece bens de primeira necessidade a 700 famílias carenciadas e oferece diariamente cerca de três centenas de refeições.

O candidato socialista foi recebido pela directora da instituição, La Salete Santos, que o inteirou das dificuldades por que passa, sobretudo pela falta de apoios da autarquia portuense ou da Segurança Social. Francisco Assis ouviu ainda uma resenha dos problemas que a associação tem tido com Rui Rio, mas demonstrou ter já um cabal conhecimento deste problemas, ao concordar que “a associação tem sido vítima de uma perseguição inaceitável por parte da Câmara do Porto”.

Já quanto aos velhos problemas entre o FC Porto e a Câmara, Francisco Assis fez questão de dizer que caso seja eleito, pretende normalizar essas relações. “Entendimento baseado num respeito institucional claro de parte a parte. Nem promiscuidade, nem hostilidade”, sublinhou o candidato socialista.

INSTITUIÇÃO

A ‘Coração da Cidade’, que fornece alimentos diários a 300 sem-abrigo, vive uma situação difícil pela não atribuição de apoios por parte da autarquia e Segurança Social. Apenas conta com um corpo de voluntários e donativos de particulares. Dirigentes e jogadores do FC Porto têm participado em iniciativas de angariação e fundos.

APOIO

A presença do presidente do FC Porto no ‘Coração da Cidade’ e a forma como recebeu o candidato do PS foi bem acolhida pelos elementos da comitiva de Francisco Assis. Não tendo sido um apoio explícito, ficou a esperança de que Pinto da Costa pode a qualquer momento assumir a sua preferência por Assis .

INFANTÁRIO

A instituição ‘Coração da Cidade’ investiu 775 mil euros na compra das instalações e em obras. A associação ainda tem encargos bancários mensais na ordem dos seis mil euros. Há meses que mantém um diferendo com um infantário vizinho, que tem tentado obter de Rui Rio, sem sucesso, a interdição do seu funcionamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8