Fisco já ganhou 113 milhões com euromilionários
Governo cobra 20% em prémios acima de 5 mil euros desde 2013.
O Euromilhões já rendeu aos cofres do Estado mais de 113 milhões de euros, desde a introdução, em 2013, da taxa de 20% sobre os prémios com valor superior a 5 mil euros. No primeiro ano, foram cobrados 40 milhões de euros, e cerca de 45 milhões em 2014. Só nos primeiros seis meses deste ano, a sorte dos portugueses valeu mais 28,5 milhões de euros ao Estado.
O último a contribuir foi o apostador que anteontem ganhou o jackpot de 25 milhões de euros no Euromilhões. Registou o boletim vencedor em Odivelas, na papelaria A Quinta. O premiado, que permanece no anonimato, contribui com cerca de cinco milhões, valor do imposto retirado aos 25 milhões.
Para Maria Helena Melo, de 60 anos, proprietária do espaço comercial, o prémio também serve "para mostrar aos clientes que a máquina não é azarada".
No bairro onde está localizada a papelaria, a expectativa é grande. "Adorava saber quem é o vencedor", disse Inês Sequeira, de 21 anos. "Tanto dinheiro mudava a minha vida", adiantou José Carrilho, de 48 anos.
Proprietária d’A Quinta há 34 anos, Maria Helena confessou: "Esperava que um dia me acontecesse. Foi muito bom. Fico contente, porque todos os meus clientes merecem."
"Não sei como vou reagir quando vir o milionário. Desejo-lhe as maiores felicidades do Mundo", acrescentou a proprietária, que espera ser a próxima vencedora. A regulamentação do Decreto-Lei nº 66/2015, que liberaliza a atividade do jogo online, entra em consulta pública na próxima semana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt