Indisposição do condutor provoca tragédia na A2
Despiste ocorreu no sentido sul-norte e provocou três mortos.
O despiste de um autocarro ao final da tarde desta sexta-feira na A2, na zona de Almodôvar, no sentido sul-norte, provocou pelo menos três mortos e 17 feridos, que não correm qualquer perigo de vida. Ao que o CM conseguiu apurar, as vítimas mortais são dois homens e uma mulher.
Segundo fontes do Comando Geral e do Comando de Beja da GNR, o acidente ocorreu junto ao quilómetro 193 da A2, entre a saída para Gomes Aires e Almodôvar e a área de serviço de Almodôvar.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, o alerta foi dado às 18h35 e no terreno estão 91 operacionais, perto de 31 meios terrestres e um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica.
12h40 - O motorista do autocarro, que se encontrava este sábado ainda em observação no Hospital de Beja, foi transferido, por volta das 12h00, para o Hospital de Loures, revelou fonte hospitalar.
"Por volta das 12h00, o motorista foi transferido, de ambulância, para o Hospital de Loures", que é a unidade "da sua área de residência", disse à agência Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
O homem, de 51 anos, foi um dos 11 feridos ligeiros que deram entrada em unidades de Saúde da ULSBA.
11h54 - Dos cinco feridos internados no Algarve, três já tiveram alta e uma mulher foi transferida para o hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse à Lusa fonte do Centro Hospitalar da região.
10h36 - O motorista do autocarro é o único dos 11 feridos encaminhados para unidades de Saúde do Baixo Alentejo que continua este sábado em observação, tendo os restantes tido alta ou sido transferidos.
Contactada pela agência Lusa, fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) disse que, dos 11 feridos ligeiros que deram entrada no Hospital de Beja ou no serviço de urgência básica de Castro Verde, só o motorista da viatura, de 51 anos, permanece internado.
"O motorista ficou ainda no Serviço de Observação, mas a sua situação clínica é estável", afirmou a mesma fonte. Nas "próximas horas", acrescentou, o homem, que vive na zona de Loures, "vai ser transferido, em princípio para o hospital da sua área de residência".
Quanto aos outros feridos transportados para unidades da área da ULSBA, "três deles foram transferidos, um para Loures, para a área de residência, e dois para hospitais de Lisboa (S. José e Santa Maria), para os serviços de cirurgia plástica", enquanto os restantes sete "tiveram alta".
10h29 -
01h00 - Indisposição provoca tragédia. Motorista sentiu-se mal e foi aconselhado a parar na área de serviço. Duzentos metros depois despistou-se.
00h18- O condutor do autocarro que capotou sexta-feira na A2 junto a Almodôvar, provocando três mortos, não acusou quaisquer substâncias no sangue, incluindo álcool, disse hoje à agência Lusa o tenente-coronel João Nunes, do comando da GNR. "Relativamente à análise que foi feita ao condutor não há indício de substâncias", afirmou.
00h00- O troço da autoestrada 2 (A2), onde se despistou um autocarro de passageiros, junto a Almodôvar, no sentido sul-norte, foi reaberto ao trânsito às 00h03, disse a GNR.
20 de junho, sábado
22h45 - O autocarro já foi reposicionado e a via está a ser limpa. 22h09
Até às 21h45, entraram no Hospital de Faro uma mulher de 53 anos e um rapaz de 17, de acordo com fonte desta unidade. Ambos se encontram em "situação estável".
22h00- O autocarro pertence ao grupo Barraqueiro e estava ao serviço da Renex, disse à Lusa fonte desta transportadora.
O veículo partiu de Lagos, no Algarve, às 17h45 e deveria chegar a Lisboa às 22h00, acrescentou a fonte da Renex, acrescentando que na viagem deveriam estar cerca de 30 passageiros.
Este foi o segundo acidente com veículos do grupo Barraqueiro esta semana, já que um outro autocarro de passageiros - que estava ao serviço da Frota Azul Algarve - capotou na madrugada de quarta para quinta-feira, provocando quatro mortos
21h50- O acidente fez nove feridos graves e oito ligeiros, além de três mortos, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.
A segunda comandante do CDOS de Beja, Noémia Ramos, explicou no local, cerca das 21:30, que todas as vítimas (inclusive mortais) foram já levadas para unidades de saúde e que continuam a decorrer as operações de remoção do veículo, que tombou na berma da via, no sentido sul-norte.
Ainda não há previsão da hora de reabertura do trânsito neste sentido. Outra fonte do CDOS especificou que as vítimas foram levadas para os hospitais de Faro e Beja e para os serviços de urgência básica de Castro Verde e Albufeira.
21H23- A diretora clínica do Hospital José Joaquim Fernandes em Beja, Dra.Emília Duro, diz que naquela unidade hospitalar deram entrada 7 feridos ligeiros e outros 4, também com ferimentos leves, em Castro Verde.
20h47- Fonte da empresa garante ao CM que o condutor é um dos feridos leves.
20h33- A circulação na Autoestrada 2 (A2), que liga o Algarve e Lisboa e onde ocorreu o despiste de um autocarro, foi já reaberta no sentido norte-sul, disse à Lusa fonte da GNR, pouco depois das 20h00.
A A2 mantinha-se cortada no sentido sul-norte pelas 20h30.
19h56- A Autoestrada 2, que liga o Algarve e Lisboa, está cortada desde as 19h30 dois sentidos, na sequência de um acidente com um autocarro que provocou pelo menos três mortos e 20 feridos.
O acidente ocorreu ao quilómetro 192.8, segundo a concessionária Brisa, perto da estação de serviço de Almodôvar, no sentido sul-norte. Fonte da GNR de Beja explicou à Lusa que o trânsito está a ser desviado, devendo quem vem do Sul (Algarve) sair no nó de Almodôvar para poder voltar a entrar na autoestrada no nó de Castro Verde. Quem vem de Lisboa deve sair da A2 em Castro Verde e voltar a entrar em Almodôvar.
Segundo dados do Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja, atualizados pelas 19h40, no local estão 37 veículos, 91 operacionais e um helicóptero.
19h50- Fonte oficial da empresa Renex confirmou ao CM que a maioria dos passageiros que saíram de Vale Paraíso são portugueses. A mesma fonte adiantou também que só ficaram a saber do acidente quando uma cliente ligou para o namorado e o mesmo explicou à empresa o que sucedeu.
19H46- Às 19H46, o tenente Coronel da GNR João Nunes disse, em declarações à CMTV, que o trânsito está interrompido nos dois sentidos. Foi um despiste de um pesado de passageiros que não envolveu mais viaturas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt