Férias: portugueses escolhem Caraíbas
Cuba e Rep. Dominicana são alguns dos destinos preferidos.
Os portugueses estão a voltar a viajar nas férias de verão. Depois de três anos a retraírem-se, milhares de portugueses estão este ano a encher os voos charters previstos para as Caraíbas (Cuba, República Dominicana e México), mas também para Cabo Verde e Marrocos.
"A confiança recupera e influencia a procura", sublinha ao CM Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT), que prevê um aumento do volume de negócios "entre 8 e 10%".
Uma tendência que já vem do ano passado, mas que se está a consolidar este ano, acrescenta. Trata-se de "recuperação e não de crescimento", já que a procura de viagens continua abaixo dos valores anteriores à crise.
O que é certo é que os operadores decidiram aumentar a oferta para este ano, nomeadamente com voos charters – que baixam o preço global das operações – e o risco está a compensar.
Entre os destinos de longo curso mais procurados estão a República Dominicana, Cuba e México (Caraíbas), mercados que, nalguns casos, pouco tinham figurado nas ofertas dos agentes em anos anteriores.
"As Caraíbas têm sido um sucesso", confirmaram ao CM fontes da Abreu e da Springwater (Top Atlântico), dando conta do aumento dos lugares com os voos charters. Alguns destinos já "têm mesmo algumas datas esgotadas", garantem.
O Brasil também continua a ser procurado, mas menos do que as Caraíbas. É penalizado com a valorização do dólar, moeda de referência naquele país. Mais perto, os portugueses continuam a passar férias em Cabo Verde, Marrocos e ilhas espanholas, nomeadamente Maiorca.
Quanto a preços, segundo Pedro Costa Ferreira, "têm-se mantido", o que reforça a ideia de que não é por terem recuperado poder de compra que os portugueses estão a voltar a viajar. "É, sobretudo, devido a uma maior confiança", defende o dirigente da APAVT.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt