Governo aumenta pensões a 2 milhões de reformados

5,5 milhões de portugueses com situação melhorada.

17 de dezembro de 2015 às 01:00
Parlamento, Governo, Rendimento Social de Inserção, António Costa, Função Pública, política, trabalho Foto: Manuel de Almeida/Lusa
Partilhar

O primeiro-ministro anunciou esta quarta-feira, no Parlamento, que o Governo aprova ainda esta semana, provavelmente esta quinta-feira, a atualização das pensões dos regimes geral e proteção social (pensões mínimas), a reposição a valores de 2010 do Complemento Solidário para Idosos (CSI), o Rendimento Social de Inserção (RSI) e ainda os três primeiros escalões do abono de família.

António Costa não adiantou valores, mas a atualização das pensões (cerca de dois milhões) será pelo valor da inflação, que em novembro foi de 0,6%. Assim, uma pensão de 628 euros (correspondente a 1,6 milhões de reformados) terá uma aumento de 3,7 euros por mês.

Pub

O primeiro-ministro referiu-se também à devolução da sobretaxa de IRS, à reversão dos cortes salariais da Função Pública e ao aumento do salário mínimo nacional. "Com estas primeiras medidas de recuperação de rendimentos, verão a sua situação melhorada: 1,6 milhões de famílias, com a redução da sobretaxa, mais meio milhão de trabalhadores com o aumento do salário mínimo; 440 mil portugueses com a reposição dos mínimos sociais, mais de um milhão de crianças com o aumento do abono de família e dois milhões de pensões com a sua atualização", explicou.

Assim, pelas contas de António Costa, 5,5 milhões de portugueses vão ver no próximo ano a sua situação económica melhorada.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar