Milfontes em sobressalto com ruído e vandalismo
Grupo de jovens tem provocado distúrbios.
A população de Vila Nova de Milfontes, em Odemira, está indignada com o excesso de ruído, desacatos e atos de vandalismo provocados por um grupo de jovens que, todos os anos, passa férias na localidade. A maioria dos distúrbios ocorreram numa só semana e durante a noite. Os prejuízos são elevados.
"Este grupo, que está identificado pelas autoridades, escolhe todos os anos Milfontes para férias. Mas, infelizmente, diverte-se sem olhar a meios e sem respeito pelas pessoas e pelo espaço público", confirmou ao CM o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, Francisco Lampreia, que já fez contas ao prejuízo. "Estamos a falar em 3 mil euros para o parco orçamento da junta de freguesia".
Conhecida por ‘Princesa do Alentejo’, na vila há relatos de carros vandalizados, espaços públicos destruídos e agressões. "Cheguei a assistir a agressões a alguns moradores que só terminaram com a presença da GNR. Mas todas as noites haviam desacatos e carros vandalizados", conta Joana Delgado. Outro morador, que preferiu anonimato, lembra o dia em que "arrancaram uma palmeira e colocaram-na em cima de um carro".
O jardim público da localidade, recentemente inaugurado, é um dos alvos preferenciais. "Chegam a ser mais de cem jovens, entre os 15 e os 22 anos, que fazem a festa naquele local e, com muita bebida à mistura, arrancam árvores, vandalizam iluminação pública e automóveis", adianta Francisco Lampreia. Os comerciantes evitam falar sobre o assunto, para não afastar os turistas.
Contactada pelo CM, a GNR não prestou declarações.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt