Feridos nos incêndios vão ser indemnizados
Governo aprova mecanismo extrajudicial de apoio.
Os feridos com lesões graves, causadas pelos incêndios de junho e de outubro deste ano, vão ter direito a indemnizações. A resolução que estende aos feridos graves o mecanismo extrajudicial já previsto para as vítimas mortais, aprovado a 21 de outubro, foi ontem decidida em Conselho de Ministros.
Segundo explicou a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, "é a medicina legal que define a gravidade dos ferimentos". Adiantou que foi criada uma comissão para definir os critérios de atribuição das indemnizações, constituída por "dois professores universitários e um juiz", e que passará agora a ter uma quarta pessoa, "indicada pelo Instituto de Medicina Legal de Lisboa".
O Governo aprovou ainda uma resolução que determina a atribuição de um "financiamento excecional" de 2,5 milhões de euros ao fundo Revita (criado em julho com o objetivo de prestar apoio às vítimas dos incêndios), de "modo a garantir a reconstrução de todas as habitações afetadas pelos fogos".
Nos incêndios florestais deste ano, morreram pelo menos 115 pessoas e mais de 350 ficaram feridas.
PORMENORES
Ajuda às vítimas
A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos fogos de junho entra hoje em vigor. Entre as medidas previstas destaque para a dispensa gratuita de medicamento, acompanhamento gratuito no SNS, apoio à recuperação de casas e prestação excecional para quem perdeu as fontes de rendimento.
PJ prende 119 incendiários
Um manobrador de máquinas foi detido pela PJ por atear um incêndio florestal junto a casas, na quarta-feira, em Paradela do Rio, Montalegre. Só este ano, a PJ já deteve 119 incendiários.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt