Portimão vai instalar 24 câmaras de videovigilância nas ruas
Está prevista a colocação de 20 câmaras na praia da Rocha e de quatro nos acesso à cidade.
A Câmara de Portimão vai avançar no próximo ano com a implementação de um sistema de videovigilância na praia da Rocha - a principal zona turística do concelho - e nos acessos rodoviários à cidade, apurou o CM. No total, serão instaladas 24 câmaras, num investimento que ronda os 250 mil euros.
A decisão sobre as zonas alvo de videovigilância e o número de câmaras a instalar resultou de um levantamento efetuado pela PSP - entidade que irá gerir o sistema.
Isilda Gomes, presidente da câmara, confirma ao CM que esteve recentemente reunida com o comandante distrital da PSP, tendo ficado definido que o projeto de videovigilância contemplará a instalação de "20 câmaras na praia da Rocha", nomeadamente na avenida Tomás Cabreira, e de mais "quatro nas entradas da cidade" - neste caso para controlo de tráfego rodoviário.
O projeto terá ainda de ser submetido à Comissão Nacional de Proteção de Dados, mas o parecer não é vinculativo. A autarca revela que, da parte do Governo, existe "apoio" para a implementação do sistema.
"Um município turístico tem de ter elevados padrões de qualidade e segurança", defende Isilda Gomes.
PORMENORES
Albufeira também avança
José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, revelou, na passada quinta-feira, que pretende avançar com a instalação de um sistema de videovigilância na cidade em 2019.
Olhão e Faro têm intenção
Outras duas autarquias algarvias, Olhão e Faro, também têm a intenção de colocar câmaras na via pública para reforçar a segurança da população.
Acesso limitado
Só as forças de segurança terão acesso, em tempo real, às imagens captadas pelas câmaras de videovigilância.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt