73 carteiristas detidos este ano em Lisboa
A maioria dos ladrões é estrangeira e atua em grupo.
Três detidos em Alfama na sexta-feira e outros seis na quarta e quinta-feira. Este é o resultado da Equipa Especial de Combate aos Carteiristas da PSP de Lisboa, que desde o início do ano já deteve 73 pessoas na capital, a maior parte em flagrante.
São quase todos estrangeiros, atuam em grupo e nunca estão muito tempo no mesmo local. Seguem as rotas dos turistas que assaltam e por isso já têm antecedentes em muitas cidades europeias.
De acordo com informação do Comando Metropolitano de Lisboa, o elevado número de detenções em 2019 deve-se ao cruzamento de informação com as polícias estrangeiras e ao tratamento que é feito aos dados, que permitem saber "quem e como" anda a atacar as carteiras de quem passa.
Os recém-chegados, que poderiam escapar à atenção dos polícias por uns tempos, são agora mais facilmente detetados devido a este trabalho.
Os alvos destes ladrões são os turistas – a maior parte das detenções ocorre na zona da Baixa, Castelo, Alfama e Belém, mas também nos transportes públicos – apanhados de surpresa pelos métodos usados pelos grupos de assaltantes.
No último caso, que levou à detenção de uma mulher e dois homens, enquanto um vigiava, a mulher encostou-se à vítima e, empurrando-a contra o outro carteirista, foi possível retirar a bolsa da mala do turista.
Valeu a atenção dos agentes, que travaram a fuga e recuperaram os bens.
Os ladrões foram libertados pelo tribunal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt