PSP inicia operação Páscoa em todo o território nacional

Aumento de turistas leva à cooperação de polícias europeias.

15 de abril de 2019 às 08:14
Polícia portuguesa vai contar com o apoio das autoridades espanholas e francesas ao longo desta semana Foto: Lusa
PSP costas Foto: Miguel Pereira da Silva
PSP Foto: Filipe Farinha
Polícia de costas, PSP, costas, xxx Foto: Pedro Noel da Luz

1/4

Partilhar

Entre esta segunda-feira e o próximo domingo (21) decorre, em todo o território nacional, a operação Páscoa em Segurança, levada a cabo pela Polícia de Segurança Pública (PSP). A ação tem como objetivo principal a prevenção da sinistralidade rodoviária.

"As férias escolares contribuem igualmente para uma maior movimentação de viaturas e pessoas, em especial junto de centros de diversão noturna, potenciando o consumo de bebidas alcoólicas e/ou substâncias psicotrópicas, bem como à adoção de comportamentos de risco que propiciam a ocorrência de acidentes rodoviários e/ou ampliam as suas consequências, pelo que se dará maior ênfase à segurança nas zonas limítrofes desses locais", refere a polícia.

Pub

A PSP aponta também o "usual aumento significativo do fluxo de turistas, sobretudo espanhóis e franceses" e, neste sentido, surge o Acordo de Cooperação em matéria Policial e Aduaneira entre Portugal e Espanha, e entre Portugal e França.

Na prática, haverá equipas policiais destes países a apoiarem a PSP (em Lisboa, Olhão, Alcobaça e Peniche), que também prestará apoio ao Cuerpo Nacional de Polícia, em Salamanca, Espanha.

Pub

Segundo dados da polícia, no primeiro trimestre deste ano registaram-se 3842 acidentes nas estradas sob jurisdição da PSP, mais 308 face ao mesmo período do ano passado. Do total de sinistros deste ano resultaram 18 mortos, menos 3 do que em 2018.

Foram ainda registados mais 7 feridos graves e mais 377 feridos ligeiros do que em 2018.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar