Pedidos de Cartão de Cidadão sobem 24% entre janeiro e abril
Dezenas esperaram longas horas na Loja de Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa.
Mário Melo foi uma das dezenas de pessoas que esta sexta-feira esperaram horas para renovar o Cartão de Cidadão na Loja de Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa.
"As pessoas perdem um dia inteiro aqui. Muitas acabam por não poder ficar e vão embora", afirmou ao CM, após três horas de espera e com outras tantas pela frente, para renovar o Cartão de Cidadão da mãe.
Segundo o Ministério da Justiça (MJ), é na Grande Lisboa que se tem sentido mais o congestionamento dos serviços.
O MJ garante que "a procura pelos serviços de Cartão de Cidadão registou um aumento de 24% nos primeiros quatro meses de 2019, em relação ao período homólogo de 2018".
E explica este aumento com as alterações à Lei da Nacionalidade, que fizeram subir em cerca de 36% os pedidos de atribuição e aquisição de nacionalidade portuguesa.
O Brexit também levou a um aumento, para o dobro, dos pedidos de emissão e renovação do Cartão de Cidadão, entre emigrantes portugueses no Reino Unido. Também a procura pelo Passaporte Eletrónico Português subiu 20%.
Para os sindicatos, os problemas são provocados pela falta de mais de mil funcionários. O Governo revela que "vão entrar 130 assistentes técnicos".
O MJ frisa ainda que vai abrir nas próximas semanas 43 novos espaços para renovação do Cartão de Cidadão, em juntas de freguesia, centros cívicos e Lojas de Cidadão.
DEPOIMENTOS
João Correia, Lisboa
"Um dia inteiro perdido"
"Estou aqui [na Loja de Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa] desde as 09 horas. Tirei a senha 110 e agora são 11h00 e ainda vai no 27. Talvez só esteja despachado no fim do dia, às 19h30. É um dia inteiro perdido. Tentei agendar mas só havia vaga para daqui a três meses."
Mário Mel, Lisboa
"Seis horas à espera"
"Estar aqui horas à espera para tratar de um simples cartão não tem lógica. O Governo devia pôr a mão na consciência. As pessoas perdem um dia de trabalho. Cheguei às 07h55 e espero ser atendido lá para as 14 horas. Tenho a senha 58 e vai na trinta e tal. Mesmo assim são seis horas à espera."
Osvaldo Santos, emigrante nos Estados unidos
"Disseram para vir às 7"
"Este é já o segundo dia que venho aqui mas não consigo tratar do Cartão de Cidadão. Tenho o número 186 e vai no 30. Disseram-me para vir amanhã (sábado) às 07h00, mas avisaram que vai haver uma fila enorme, por isso não venho."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt