Casal de idosos desalojado após incêndio em casa nas Caldas da Rainha
Proteção Civil está a avaliar a situação social e económica do casal.
Um casal de idosos teve esta quinta-feira de ser realojado na sequência de um incêndio que destruiu a sua habitação na cidade das Caldas da Rainha, tendo Henrique Machado, o único ocupante que estava na altura no apartamento, sido salvo por dois vizinhos, que subiram até ao terceiro andar e retiraram o homem, de 71 anos, para o exterior. Uma vizinha, de 52 anos, foi transportada ao hospital devido a uma crise de ansiedade.
O fogo, cujas causas estão a ser investigadas, danificou por completo o apartamento na Rua Manuel Matos e Sousa. "Eu estava na rua e o meu marido gritou para chamar os bombeiros. Subi e vi muito fumo. Se não fossem os vizinhos o meu marido morria lá dentro. As paredes estão praticamente todas num esqueleto. Estou destroçada", relatou ao CM Roseta Cordeiro, de 70 anos, moradora na habitação incendiada.
"Estava o apartamento todo em chamas e tudo escuro. Corremos riscos mas tínhamos de salvá-lo porque estava em aflição. Chorava muito e em pânico mas não queria sair porque estavam lá os bens a arder", contaram Hedjelk Santos e António Pereira, os vizinhos que socorreram o idoso.
Rui Faria, chefe dos bombeiros das Caldas da Rainha, indicou que encontraram "um grande cenário de destruição e a preocupação foi evitar que o fogo evoluísse para as outras frações do prédio", confirmando que o apartamento ficou "sem condições de habitabilidade".
Gúi Caldas, coordenador da proteção civil, revelou que ia ser feita uma "avaliação social e financeira do casal", para intervenção dos serviços municipais, no sentido de realojar os dois idosos, e que seria feita uma vistoria técnica ao prédio para apurar a dimensão dos danos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt