Vídeo luso captado durante Liga das Nações trama hooligan inglês
Tommy Robinson em tribunal por soco em Guimarães.
Um vídeo filmado nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, durante a Liga das Nações, está a ser usado pelas autoridades britânicas para banir do futebol um dos hooligans mais polémicos do Reino Unido.
Tommy Robinson, ex-dirigente da English Defense League (EDL) - um grupo de extrema-direita antimuçulmano e nacionalista conhecido pela violência - foi apanhado a espancar um homem antes do jogo Inglaterra-Holanda, a 6 de junho do ano passado.
As imagens estão a gerar polémica, uma vez que foram acrescentadas a um processo judicial que já corria contra o hooligan, aberto pela polícia de Bedfordshire e pela Unidade Policial de Futebol do Reino Unido, no qual é pedido à Justiça que emita uma ordem de interdição para que Tommy Robinson seja banido de qualquer jogo envolvendo equipas britânicas, mesmo no estrangeiro.
Na altura, o fundador da EDL estava impedido de entrar em estádios, mas essa proibição não era válida em Portugal.
Ao contrário do que acontece em Portugal, onde o número de interdições do género são residuais, em Inglaterra, os alvos destas decisões são obrigados a apresentarem-se numa esquadra à hora dos encontros.
Os advogados de Tommy Robinson tentaram retirar as imagens do processo, mas o Tribunal de Luton declarou na sexta-feira que são admissíveis para sustentar a sentença, que será conhecida a 24 de março. Tommy Robinson alega que estava a defender-se quando foi filmado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt