Pig butchering: PSP lança alerta sobre nova burla do 'Tiktok'
Objetivo dos criminosos é engordar o porco, no sentido figurado, para depois o matar.
A PSP emitiu um alerta sobre uma nova burla que está a surgir na rede social ‘Tiktok’. Chama-se ‘Pig butchering’ (matança do porco em tradução livre do inglês), e está a levar os lesados a perder investimentos de milhares de euros.
O CM apurou que por se tratar de um tipo de burla recente, a PSP não tem ainda estatísticas consolidadas para revelar publicamente. No entanto, a preocupação é crescente.
O nome ‘Pig butchering’ dado ao esquema criminoso, tem uma explicação. O objetivo dos criminosos é engordar o porco, no sentido figurado, para depois o matar.
Após conquistar a confiança das vítimas na maior parte das vezes através da rede social ‘Tiktok’, os criminosos apresentam um plano de alegada execução simples, e com promessas de ganhos astronómicos, nomeadamente em carteiras de criptomoedas (moedas virtuais).
Assim, depois de verem músicas no Youtube, ou fazerem avaliações em sites de vendas, os lesados são convidados a fazer um pagamento, que depois será devolvido com recompensas.
Com o evoluir do relacionamento, os lesados são convidados a despender cada vez mais dinheiro. O retorno existe neste momento, através de pequenas transferências de dinheiro para as vítimas.
O terceiro passo do ‘Pig butchering’ é o apelo a um investimento na casa dos milhares de euros. Quem o efetua, perde depois todos os contactos com os burlões, que eliminam as presenças ‘online’, criando novos perfis nas redes sociais.
A PSP apela, por isso, para que os utilizadores, nomeadamente do ‘Tiktok’, não respondam a contactos de estranhos, e eliminem mensagens ‘SMS’ não solicitadas, bloqueando os números.
A desconfiança deve existir em qualquer conselho de investimento que prometa lucros significativos e imediatos, evitando-se igualmente a partilha de informações pessoais e financeiras com contactos online.
Por fim, a PSP pede cautela na descarga de aplicações estranhas, assim como na utilização de ‘links’ de sites com erros ortográficos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt