Incêndios no distrito de Aveiro cortam A1, A25 e A29. GNR faz apelo aos condutores
Vento forte dificulta combate às chamas.
Os incêndios que lavram no distrito de Aveiro estão esta segunda-feira a motivar cortes nas autoestradas A1, A25 e A29, estando a GNR a apelar para que os automobilistas não circulem nas zonas dos fogos.
"Os condutores devem abster-se de circular nas vias em direção a Aveiro. É a melhor forma de manterem a integridade física e não colocarem em perigo a vida", disse à Lusa o major Vítor Ribeiro, da GNR de Aveiro, cerca das 09h00.
Segundo a mesma fonte, as alternativas às três autoestradas cortadas no distrito "são muito voláteis e escassas".
"Atendendo ao vento e aos focos de incêndio que estão a surgir, é muito difícil darmos alternativas que não coloquem em risco a vida das pessoas. Portanto, o que aconselho neste momento é não circular", acrescentou.
Vídeos enviados pelos leitores do CM mostram as chamas a atravessar as estradas.
Segundo a página oficial da Proteção Civil, às 9h45 estavam a ser combatidos três incêndios rurais na região de Aveiro considerados "ocorrências significativas": em Albergaria-a-Velha, com 57 operacionais, 16 veículos e um meio aéreo; Sever do Vouga, com 164 operacionais, 56 veículos e um meio aéreo; e Oliveira de Azeméis, com 517 operacionais, 164 veículos e quatro meios aéreos.
Casas de "primeira habituação" a arder
Várias habitações estão a arder em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, devido ao incêndio que começou no concelho vizinho de Sever do Vouga, informou fonte da autarquia.
"Neste momento já temos casas a arder. Temos na Cruzinha a arder uma casa e outra na vila das Laranjeiras. São casas de primeira habitação", disse esta segunda-feira Lusa o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro.
Escolas encerradas
Todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha estão encerrados esta segunda-feira, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, citado pelo Jornal de Albergaria.
Em atualização
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt