Ex-procurador Orlando Figueira detido pela PJ. Defesa vai apresentar Habeas Corpus ao Supremo
Orlando Figueira já deu entrada no Estabelecimento Prisional de Évora. Defesa considera que a prisão é ilegal.
O ex-procurador Orlando Figueira foi detido em casa pela PJ na noite desta terça-feira para cumprimento de seis anos e oito meses de prisão pelos crimes de corrupção, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documento.
O ex-procurador já deu entrada no Estabelecimento Prisional de Évora. Segundo comunicado da Polícia Judiciária, foi dado como provado que Orlando Figueira, condenado em dezembro de 2018, "recebeu mais de 760 mil euros do ex-vice presidente de Angola, Manuel Vicente, em troca de benefícios nos processos que visavam este último no Departamento Central de Investigação e Ação Penal".
O mandado de condução à cadeia tinha sido emitido esta terça-feira. A decisão foi efetuada pela juíza Sofia Claudino após pedido do Ministério Público.
A defesa do ex-procurador vai apresentar Habeas Corpus ao Supremo por considerar prisão ilegal. A advogada Carla Marinho defende que "não foi concedido o prazo de 24h para o mesmo se apresentar voluntariamente no estabelecimento prisional. Quando o Dr. Orlando Figueira saiu hoje de sua casa, na companhia da sua advogada, para se dirigir ao EP de Évora, foi interpelado e detido pela Polícia Judiciária. O Dr. Orlando Figueira sempre afirmou que se apresentaria de forma voluntária, e tentou fazê-lo novamente, não lhe tendo sido tal permitido.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt