Autocarro com 37 crianças cai em ribanceira em Alcobaça após colidir com camião
Seis crianças e um professor ficaram com ferimentos ligeiros.
Um autocarro com 37 crianças, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, e 4 adultos, entre eles o motorista e três professores, colidiu com um camião de mercadorias e caiu numa ribanceira na A8 em Alcobaça, depois da saída para Alfeizerão, esta sexta-feira.
Pelo menos seis crianças e um professor ficaram com ferimentos ligeiros. Três das vítimas foram transportadas para a urgência de Torres Vedras da Unidade Local de Saúde do Oeste e as restantes para a urgência do hospital de Leiria, "apenas com pequenas escoriações", disse o comandante do Sub-Comando de Emergência e Proteção Civil do Oeste.
Os restantes ocupantes do autocarro escolar foram transportados para o quartel dos bombeiros de São Martinho do Porto, para serem sujeitos a uma "segunda avaliação" pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.
O autocarro transportava alunos do colégio de São Teotónio, de Coimbra, que estavam a caminho de uma visita de estudo ao Parque dos Dinossauros da Lourinhã. Outro autocarro do mesmo colégio seguia para o mesmo destino, mas não esteve envolvido no acidente.
Em declarações aos jornalistas junto ao colégio, a diretora pedagógica da escola, Susana Dias, afirmou que a instituição está a articular, em conjunto com as autoridades, o regresso das crianças, assegurando que nenhum dos alunos está em "situação de risco físico".
Segundo Susana Dias, "suspeita-se" de uma fratura de um braço numa das crianças, mas todos os restantes ferimentos "são muito mais ligeiros", com algumas crianças a terem sido também encaminhadas "por crise de ansiedade".
A diretora explicou que o colégio está a contactar individualmente os encarregados de educação das crianças para assegurar "que o regresso seja o mais pacífico possível".
O alerta para o acidente foi dado pelas 9h50 desta sexta-feira.
A autoestrada encontra-se condicionada durante 400 metros no mesmo sentido em que ocorreu o acidente, estando o trânsito a circular apenas pela faixa da esquerda.
A GNR não deu previsões para reabrir por completo a via, esclarecendo que no local apenas se encontram os veículos acidentados à espera de serem removidos e os meios necessários à sua remoção.
Pelas 15h00, o autocarro começou a ser retirado da via.
No local, estiveram 73 operacionais e 33 viaturas, entre meios do INEM, de várias corporações de bombeiros da região Oeste e da concessionária Autoestradas do Atlântico, e ainda um meio aéreo, de acordo com o Sub-Comando de Emergência e Proteção Civil do Oeste.
Entre os meios de socorro no local, encontra-se também uma equipa de psicólogos do Instituto Nacional de Emergência Médica a dar assistência às vítimas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt