24 médicos contratados para centros de saúde no Algarve
89% das vagas preenchidas resulta na taxa de ocupação mais elevada de sempre.
Para combater a falta crónica de médicos no Algarve, foram contratados 24 novos profissionais de saúde num concurso público lançado para especialistas em Medicina Geral e Familiar.
Os clínicos, vindos de várias zonas do País e também do estrangeiro, irão iniciar funções já a partir deste mês de setembro, nas respetivas unidades de saúde.
Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve foi colocado um médico na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, um no Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento (Tavira), nove no Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (Lagoa, Portimão, Silves e Vila do Bispo) e treze no Agrupamento de Centros de Saúde Central (Albufeira, Faro, Loulé e São Brás de Alportel).
Apenas ficaram por ocupar as vagas de Alcoutim, Faro e outra na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
Segundo a ARS, 89% das vagas foram preenchidas, o que resulta na taxa de ocupação mais elevada de sempre. Em declarações ao CM, o presidente do organismo público, Paulo Morgado, não se mostrou surpreendido com o resultado do concurso, porque garante que "tinha alguns indicadores informais" na sequência de "contactos com médicos que tinham telefonado a pedir informações sobre os locais onde poderiam vir a trabalhar", levando o responsável da ARS a antever que "muitas pessoas estavam interessadas no Algarve".
Com a colocação dos 24 médicos, a ARS destaca que cerca de 90% da população da região tem médico de família atribuído, o que significa que a taxa de utentes com médico de família tem aumentado significativamente nos últimos anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt