“Agiram de forma fria e sanguinária”, afirma procuradora
MP pediu uma “pena muito pesada” para Sónia Domingues e Eric Costa que planearam morte de idoso.
O Ministério Público não tem dúvidas de que Sónia Domingues, de 34 anos, e Eric Costa, de 26, planearam o roubo e morte de Jaime Ribeiro, de 90, ao pormenor.
"Foi tudo pensado e repensado. Não era preciso tanta violência para levar meia dúzia de tostões. O objetivo era tirar-lhe a vida. Foi um crime com malvadez requintada. Agiram de forma fria e sanguinária. Que isto vos pese na consciência para a eternidade", disse a procuradora, esta quinta-feira, nas alegações finais do julgamento, em Vila Nova de Gaia.
O crime foi planeado através do filho de Sónia, de apenas 14 anos, e que era amigo de Eric. Os dois arguidos estão em prisão preventiva. "Só mostraram um arrependimento egocêntrico. Só estão arrependidos porque estão presos. Quanto ao facto de tirarem a vida a uma pessoa, foi um silêncio total", referiu a magistrada.
Durante o crime, que ocorreu a 11 de abril do ano passado, Sónia apontou uma faca ao olho do idoso, seu padrinho, drogou-o com comprimidos soníferos, amarrou-o à cama e, já com a ajuda de Eric, apertou-lhe a garganta com um cinto até este se partir e asfixiou-o com uma almofada. A vítima foi encontrada já sem vida vários dias depois.
"A pena tem de ser muito pesada. Tem de ser uma pena que garanta que a sociedade fica protegida de cidadãos como estes durante muitos anos. É com dificuldade que faço estas alegações. Incomoda-me muito este crime. Em tantos anos de carreira nunca vi nada com esta dimensão", referiu ainda a procuradora.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt