Águia Vitória ferida dificilmente voltará a voar
A águia ‘Vitória’, tornada célebre por ter participado no espectáculo de inauguração do novo Estádio da Luz e que foi apreendida há três anos, por uma denúncia ao Instituto de Conservação de Natureza, foi ontem devolvida ao proprietário, o espanhol Juan Barnabé.
‘Vitória’ esteve à guarda do Centro de Recuperação de Aves do Parque Natural da Ria Formosa, que não está capacitado para ter aves de rapina durante tanto tempo.
“Tenho o coração partido”, afirmou o falcoeiro quando viu o estado em que a ave lhe foi devolvida. Emocionado, garantiu que “a ave tem as garras cheias de pus, pelo que dificilmente voltará a voar”, diz Juan Barnabé, que se queixa de terem morrido cinco das 12 aves que lhe foram apreendidas.
Três anos sem efectuar exercício causaram a Vitória enfermidades graves, mas Barnabé diz que o seu objectivo agora é “mimá-la muito”.
O futuro da águia deverá passar de novo pelo Benfica e pelo Estádio da Luz, embora já não vá efectuar o voo das bancadas para o relvado, pois “já não pode e a sua substituta é mais corpulenta, o que dá maior espectacularidade ao voo”, diz o falcoeiro espanhol, que revela ter sido contactado pelo presidente Luís Filipe Vieira. “Telefonou-me e disse-me que quer a ‘Vitória’ junto da família benfiquista”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt