'AirTag' em mochila leva PSP a carteirista no Funchal

Turista britânico assaltado alertou polícia e ladrão foi detido a 1,5 quilómetros.

29 de julho de 2025 às 12:22
Assaltante foi detido pela PSP Foto: Peter Spark/Movephoto
Partilhar

Um carteirista do Funchal foi tramado pela tecnologia usada por um turista britânico. O caso passou-se na tarde de segunda-feira, no Parque de Santa Catarina, quando a vítima e a mulher estavam a tirar fotografias. Mas bastou um momento de distração para o ladrão, de 57 anos, deitar a mão à mochila e desaparecer sem ninguém dar por nada. Mas para lá dos documentos, um par de óculos e uma carteira com 25 libras no interior, a mochila guardava também um dispositivo de localização (AirTag), do tamanho de um pequeno botão, que permite saber em tempo real onde está qualquer objeto ou pessoa que use.

Quando o turista se apercebeu do furto, "deslocou-se rapidamente até ao Banco de Portugal, tendo contactado com o polícia que ali estava de serviço", adianta a PSP da Madeira. A seguir bastou acionar um carro-patrulha, que. com a ajuda do turista e o localizador, apanhou o suspeito 1500 metros à frente, já na avenida do Mar.

Pub

O ladrão foi apanhado de surpresa e nem ofereceu resistência. Estava ainda na posse da mochila furtada e admitiu o assalto, tendo sido detido depois de a vítima formalizar queixa.

"Após o transporte de todos os intervenientes para o Comando da Polícia, foram feitas diligências de recolha de prova testemunhal e material, envolvendo todas as partes em ato de reconhecimento. Todos os pertences foram recuperados e restituídos ao seu proprietário", acrescenta a PSP.

O detido, natural e residente no Funchal, foi libertado com notificação para comparecer em tribunal.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar