Barco com pescadores portugueses à deriva ao largo de Caminha

Navio teve uma avaria no motor.

18 de outubro de 2018 às 19:13
Barco de pesca Vila do Infante Foto: Direitos Reservados
Marinha Portuguesa, Culatra, Faro, Algarve, fardo, haxixe, droga Foto: Marinha Portuguesa
barco, salva-vidas, Marinha Portuguesa, Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

O barco de pesca Vila do Infante de Vila Praia de Âncora, registado em Sagres, com 5 portugueses e 5 indonésios a bordo está à deriva a 180 quilómetros de Caminha após uma avaria no motor.

Ao que o CM conseguiu apurar não há risco de o barco afundar e a Força Aérea já patrulhou a zona, pedindo inclusivamente aos pescadores para vestirem os coletes salva-vidas.

Pub

A informação do barco à deriva foi divulgado pelas 10h20 desta quinta-feira pelo Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo de Madrid, que posteriormente informou o Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo de Lisboa sobre o sucedido.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa adiantou ter enviado para o local "o navio mercante EMERALD para verificar o estado da embarcação de pesca, reportando que a mesma se encontrava sem energia elétrica e à deriva, tendo sido empenhada uma aeronave C-295, da Força Aérea Portuguesa, e a corveta Jacinto Cândido da Marinha para efetuar a monitorização da embarcação de pesca".

Pub

"Para que seja realizado o reboque, o armador da embarcação de pesca irá fazer deslocar de Vigo outra embarcação. Até ao momento do reboque, foi solicitado à embarcação de pesca "Vila do Infante" para ter todos os meios de segurança e de salvamento disponíveis para uma situação de emergência", sustentou o MRCC.

Aquele serviço de salvamento marítimo adiantou estar "a monitorizar a situação com o apoio do navio mercante que tem passado junto à embarcação, obtendo constantemente a informação do seu estado".

Traineira "Vila do Infante" foi apresada em França em 2017

Pub

Traineira "Vila do Infante" foi apresada em França em 2017

A traineira de pesca Vila do Infante foi apresada em França em 2017 por pesca ilegal de atum rabilho e tubarão sardo.

O pesqueiro Vila do Infante, de 25 metros, proveniente do porto de Sagres, encontrava-se a 100 milhas náuticas (cerca de 200 quilómetros) ao largo de Lorient, na Zona Económica Exclusiva de França, na costa atlântica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar