Incêndio na Covilhã aproxima-se de aldeia. Mais de 500 operacionais combatem chamas no terreno
Chamas estão a consumir uma das encostas da Serra da Estrela. Populares temem repetição da tragédia de 2001.
Um incêndio está a deflagrar esta quarta-feira na localidade das Minas da Panasqueira, na Covilhã e aproxima-se da aldeia de Sobral de São Miguel.
510 operacionais combatem neste momento as chamas, apoiados por 158 meios terrestres e três máquinas de rasto. Durante a tarde os bombeiros contaram ainda com a ajuda de 14 meios aéreos que foram entretanto desmobilizados devido ao cair da noite.
As chamas já estiveram mais perto da aldeia, mas fogo continua relativamente próximo do local. Os declives e o vento inconstante têm dificultado o trabalho dos operacionais. Nas últimas horas os moradores têm preparado mangueiras e baldes para impedir que chamas alcancem as habitações.
Pelas 00h30 desta quinta-feira eram já vários os focos de incêndios no local. As chamas encontram-se já no outro lado da encosta da Serra do Açor. Há uma outra frente que lavra numa das encostas da Serra da Estrela, e encontra-se no caminho do parque natural com o mesmo nome.
A Estrada Municipal 511 que liga Sobral de são Miguel e Pedras Lavradas está cortada, sendo utilizada apenas pelos operacionais.
O fogo expandiu-se rapidamente para norte e sul e está a preocupar os populares que temem uma repetição da tragédia vivida em fogos semelhantes em 2001.
O alerta foi dado pelas 14h40.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt