Incêndio junto à A12 em Palmela leva condutores a guiar em contramão
Fogo florestal leva veículos a voltarem para trás na zona do Pinhal Novo.
Um incêndio florestal que lavrou junto àA12, na zona de Palmela, levou vários condutores a fazerem a inversão do sentido de marcha, entrando emcontramão na auto-estrada, no sentido Palmela-Lisboa.
Imagens exclusivas obtidas pelo CM mostram condutores a fazer inversão do sentido da marcha na autoestrada que liga a Ponte Vasco da Gama a Setúbal.
Nas redes sociais, surgiram também vídeos que mostram os condutores a parar e a voltar para trás em plena auto-estrada.
Segundo os bombeiros do Pinhal Novo, o alerta chegou por volta das 16h10, para um fogo junto a Lagoa da Palha, no Pinhal Novo
Pelas 19h30 estavam no local estão 94 homens, acompanhados por 32 viaturas, e dois meios aéreos no combate ao fogo. O fogo foi dado como extinto por vola das 19h40.
De acordo com o comando geral da GNR, pelas 18h30 a A12 estava transitável, encontrando-se apenas suspensa a circulação da faixa mais à direita no sentido Sul-Norte, devido ao fumo. Esta situação leva ao acumular do trânsito, que chegou à zona da Marateca. O trânsito foi começando a normalizar ao início da noite.
A auto-estrada 12 chegou a estar cortada temporariamente a meio da tarde, para regularizar a circulação de viaturas em contramão – que representava um grande perigo, mas sem registo de acidentes.
As pessoas entraram em contramão por modo próprio, provavelmente por receio, devido ao fumo, mas nenhuma autoridade deu essa ordem. A GNR está no local a monitorizar toda a situação.
O fumo continua muito intenso na zona, onde persistem vários focos de incêndio.
GNR faz apelo a condutores
A GNR apelou este sábado aos condutores para que não parem - e muito menos façam inversão e marcha - nas auto-estradas. Perante uma situação de incêndio, os condutores devem prosseguir a viagem no sentido habitual, a menos que alguma autoridade presente no local lhes dê indicações em contrário.
O perigo que representam as viaturas paradas ou em contramão na auto-estrada é considerado muito maior, devido ao risco de acidente, do que eventuais danos que possam ser causados pelo fogo ou pelo fumo. As autoridades recomendam que se reduza a velocidade, se redobre a atenção, mas que os condutores prossigam no sentido habitual da circulação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt