Incêndios evoluem com "muita violência" em Vila de Rei e Sertã
Praia fluvial em Vila de Rei foi evacuada. Chamas já chegaram ao concelho de Mação, em Santarém.
Um incêndio de grandes dimensões está a consumir zonas florestais nos concelhos vizinhos de Vila de Rei e da Sertã, no distrito de Castelo Branco. O incêndio começou às 14h47 deste sábado na localidade de Rolã, no concelho da Sertã. As chamas estão a lavrar numa zona de eucalipto e pinho e já chegaram ao concelho de Mação, distrito de Santarém. O responsável da Proteção Civil adiantou à Lusa que se trata de uma frente de fogo com oito quilómetros que entrou "com bastante violência" na aldeia.
De acordo com António Louro, as próximas horas vão ser "muito difíceis", adiantando que as operações estão centradas na proteção às populações.
Um morador foi apanhado pelas chamas e ficou ferido. Também quatro bombeiros sofreram ferimentos, um deles grave, no combate ao fogo.
O vice-presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César, adiantou à Lusa que três aldeias estão próximas das chamas e em "perigo", nomeadamente Monte Novo, Fouto e Relva do Boi.
"Parar o incêndio é de todo impossível nesta fase", disse à Lusa, Paulo César.
"O incêndio já percorreu toda a freguesia da Fundada e chegou à de Vila de Rei, que é grande, mas também a São João do Peso", explicou.
Apesar de as chamas terem "passado" por várias aldeias, colocando-as "em perigo", Paulo César afirmou não ter notícia de feridos ou danos materiais.
"O fogo já percorreu várias aldeias, houve projeções para o interior das aldeias, mas os bombeiros têm conseguido proteger as habitações. A nossa preocupação é salvaguardar os núcleos urbanos", assinalou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt